top of page
20241121_162731.jpg
cc.png
Cópia de Cópia de curso restauro.png

O Campanário - Patrimônio Cultural apresenta a terceira edição do Curso Prático de Restauro de Fachadas Históricas - Foco em ornatosuma experiência de aprendizado sobre os processos de conservação e restauro arquitetônico das superfícies externas.

Ao longo das aulas, serão abordados conhecimentos sobre o restauro de superfícies de fachadas, ornatos, materiais e processos envolvidos nas etapas de projeto arquitetônico e de execução. Você realizará decapagem, molde e réplica, nivelamento, recomposição e alguns acabamentos. Além disso, abordaremos etapas de diagnóstico e compatibilidade de materiais e técnicas construtivas.

A oficina terá como local de realização a Casa CDL, prédio histórico localizado no Corredor Cultural, com atividades também no Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo (RS).  O sítio histórico é reconhecido pelo IPHAN como patrimônio nacional.

Cópia de Final Oficial (3).png

Desafios do restauro de fachadas históricas

cc.png

Programação do Curso*

22,23 e 24 de Agosto de 2025

 

 

22/08/2025 - SEXTA-FEIRA

Manhã

Apresentação.

Introdução ao Método de Projeto de Restauro Arquitetônico.

Tarde

Decapagem de Ornato

23/08/2025 - SÁBADO

Manhã

Levantamento de Danos

Mapa de Danos

Tarde

Prática de molde de ornato.

24/08/2025 - DOMINGO

Manhã

Compatibilidade de Materiais e Técnicas

Tarde

Reparos e Nivelamento de Ornatos

Acabamentos

*Conteúdo e programa passíveis de modificações com finalidade didática.

Ministrantes:

Jorge Luís Stocker Jr., Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutorando PROPUR/UFRGS

Flávia Duque-Estrada, Conservadora Restauradora

Público-Alvo:
 

Profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de Conservação e Restauro que busquem aprofundar seus conhecimentos em projeto e execução de obras de restauro em fachadas históricas, em especial aquelas que apresentam ornamentos, visando qualificar sua atuação.

O curso também pode interessar profissionais e estudantes de História, Museologia, Engenharia Civil e Artes, gestores de cultura e demais profissionais e agentes envolvidos com a preservação do patrimônio cultural. Estes profissionais e estudantes podem se beneficiar da compreensão dos processos específicos envolvidos no restauro arquitetônico, com finalidade de qualificar a atuação em suas respectivas áreas.

Local de realização:

Casa CDL.

Rua Domingos de Almeida, 718 - Centro, Novo Hamburgo - RS.

0215bc1d-ad10-403c-986e-8cdd00ef15dc.jpg

Inscreva-se:

Apostila;

Kit de materiais e instrumentos utilizados no curso;

✔ Certificação de curso livre com 24h/a;

✔ Abordagem objetiva e prática, com exemplos concretos e cotidianos;

✔ Acompanhamento dos dois professores ao longo do curso;

✔ Conteúdo inédito e exclusivo;

✔ Leituras complementares e indicações bibliográficas.

Inscrições abertas no link abaixo

Profissional, Graduado, Público em Geral

10 x R$ 212,87

Estudante - Acadêmico de Graduação

10 x R$187,98

Ministrantes

458301021_10229350483724066_3934243770978739542_n.jpg

Jorge Luís Stocker Júnior

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Feevale (2016),

Mestre pelo PROPUR / UFRGS (2019) e doutorando também pelo PROPUR/UFRGS (em andamento).  É criador e coordenador do projeto O Campanário, que promove sensibilização, educação patrimonial e divulgação científica. 

 

É autor dos projetos de restauro do Monumento ao Imigrante (tombamento municipal), da Casa Schaly-Geib e Bar Maracanã (tombamento nacional), das casas Leyser e Seibert (inventário municipal), em Novo Hamburgo (RS); da Casa Koch, em Estância Velha (RS), da Capela Nossa Senhora da Saúde e da Capela de São Sebastião da Vista Alegre, em Marau (RS), entre outros trabalhos realizados.

Foi coordenador dos inventários do patrimônio cultural arquitetônico e paisagístico de Campo Bom, de Arroio dos Ratos e da arquitetura em técnica enxaimel de Novo Hamburgo; além de ter integrado a equipe de inventário dos municípios de Sapiranga e Canoas, todos no Rio Grande do Sul.

Já ministrou cursos de Inventários de Patrimônio Cultural (PUCRS), Métodos para Projeto de Restauro (Preservar NH), Restauro Arquitetônico - A Teoria na Prática (O Campanário), Restauro de Fachadas Históricas (O Campanário), entre outros.

 

É Membro pesquisador do IHGRGS - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Cumpriu mandato de Vice-Presidente do CEC-RS - Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul na gestão 2019-2020, de coordenador Núcleo Rio Grande do ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (2019-2022) e de representante brasileiro no ICOMOS Emerging Professionals Working Group (2018-2021), entre outros.

eac17826-0038-494d-b10d-61bf1b663ead.jpeg

Flávia Duque-Estrada

Graduada em Belas Artes pela UFRJ em 2003, Pós-graduada em Licenciatura em Artes pela AVM em 2017. Atua na área de Conservação e Restauro desde 1998, já tendo participado de mais de vinte quatro obras de restauração. Integrou a equipe de restauro de obras como Theatro Municipal; Museu Nacional de Belas Artes;  Museu do Primeiro Reinado; Palácio Guanabara; Ordem Terceira de São Francisco da Penitência; Solar da Imperatriz dentre outras obras no Rio de Janeiro. Coordenou o restauro da Basílica Imaculada Conceição no Rio de Janeiro (RJ), Villa Iracema em Juiz de Fora (MG), da imagem de Nossa Senhora das Graças localizada na fachada do Colégio Vicentino Santa Isabel em Petrópolis (RJ), do Memorial do Hospital Sapiranga em Sapiranga (RS). Atualmente realizando o restauro do Monumento ao Imigrante de Novo Hamburgo (RS).

Autora também de outros projetos de restauração, consultorias e assessorias. Responsável pelo restauro de inúmeras peças particulares, como imagens sacras, telas, molduras, porcelanas, peças em metais e em madeira, dentre outros. Suas áreas de atuação são metais, cantaria, imagem sacra, douramento, reintegração pictórica, prospecções estratigráficas, recomposição de volumetria, reprodução de peças.

Ministra cursos e workshops, dentre eles cursos de prospecção estratigráfica e reprodução de ornatos históricos, tendo formado dezenas de alunos. Recebeu o Prêmio Amigo do Patrimônio de Juiz de Fora (MG) em 2019; e foi membro do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Juiz de Fora (MG) entre os anos de 2020 e 2021.

Deborah Neves

Doutora em História, São Paulo (SP)

Como uma introdução, entendo que o curso supera expectativas e apresenta abordagem abrangente, capacitando tecnicamente pessoas com algum nível de conhecimento sobre patrimônio e materiais. A parte teorica sobre a compatibilidade de materiais foi extremamente importante.

Depoimentos de alguns dos alunos que fizeram uma das edições anteriores do curso:

Isis Fofano

Conservadora Restauradora, Porto Alegre (RS)

O curso foi ótimo! A dinâmica de intercalar teoria com as práticas foi muito bom, deixa as pessoas mais atentas e fica menos cansativo.

Marcos Antonio Ferreira Sampaio

Engenheiro Civil, Cuiabá (MT)

O curso foi maravilhoso, o grau de conhecimento adquirido foi incrível. As aulas práticas muito interessante pelo fato de literalmente colocarmos a mão na massa, onde conseguimos conhecer as técnicas e produtos corretos a serem utilizados.

Isis da Silva Oliveira

Acadêmica de História, Montenegro (RS)

Os colegas eram todos arquitetos/engenheiros/historiadores, e eu, apenas aluna de história e museologia, mas mesmo assim consegui absorver 100% do conteúdo, e fui tratada da mesma forma que todos os demais. Parabéns!

Olivia Stenzel Carneiro

Historiadora, Rio de Janeiro (RJ)

Achei tudo tão completo, complementar! Tudo fazia tanto sentido e as atividades se conectavam tao bem!

Gabriel Lucas Viganó

Acadêmico de Arquitetura, Caxias do Sul (RS)

O curso foi algo refrescante, diariamente era um deleite acompanhar os temas e os desdobramentos e evolução desse tema. Como sou estudante de arquitetura, e a matéria de Restauro da faculdade foi bastante limitada, o curso parece reavivar uma paixão pelo patrimônio.

Lorena Fonseca Vieira

Arquiteta e Urbanista, Porto Alegre (RS)

As visitas às construções que apresentavam problemas estruturais e de fachada devido à ação do tempo foram particularmente valiosas, permitindo observar na prática o que foi abordado em sala de aula. Gostaria de destacar a qualidade dos instrutores, que demonstraram não apenas um vasto conhecimento técnico, mas também uma paixão pelo tema, o que tornou o aprendizado mais inspirador.

Fernando Carvalho

Arquiteto e Urbanista, Novo Hamburgo (RS)

O curso superou as expectativas. Muito aprendizado, troca de experiências enriquecedoras e ensino técnico, teórico e prático, muito aproveitado no dia a dia profissional.

Sarah Wavginiak

Arquiteta e Urbanista, Gravataí (RS)

O curso foi maravilhoso, de verdade! Achei que cada aula foi necessária por complementar o assunto da próxima. Os professores foram excelentes e não teve aula cansativa. 

Perguntas frequentes

1. Preciso ter uma formação específica para participar?

Não. A preservação do patrimônio e o restauro arquitetônico são atividades transdisciplinares, que envolvem diferentes profissionais, gestores e comunidade. O curso é ministrado por um arquiteto e por uma conservadora restauradora, que propõem atividades teóricas e práticas integrando diferentes áreas de atuação. No curso, são abordadas as diferentes responsabilidades e atribuições profissionais do campo.

2. Como vou aplicar os conhecimentos do curso?

Caso você já tenha habilitação profissional ou esteja estudando, poderá integrar os conhecimentos nas atividades da sua área. Por exemplo: um arquiteto poderá qualificar o projeto arquitetônico, indicando materiais e técnicas compatíveis e conseguindo estimar melhor o tempo e as necessidades de mão de obra na orçamentação, qualificando também seu acompanhamento e/ou fiscalização de obras. Um conservador restaurador poderá complementar seu conhecimento com os processos específicos do restauro arquitetônico e dos materiais usados em fachadas, uma vez que estes não costumam ser o foco das graduações existentes na área. Um produtor cultural poderá conhecer melhor os processos envolvidos na atividade de restauro arquitetônico, de forma a qualificar sua interação com equipes técnicas e na formatação de projetos culturais. Um gestor público ou conselheiro de patrimônio poderá qualificar seu processo de análise e aprovação de projetos, formulação de diretrizes de tombamento e de intervenção.

O curso também pode interessar profissionais e estudantes de História, Museologia, Engenharia Civil e Artes, ​gestores de cultura e demais profissionais e agentes envolvidos com a preservação do patrimônio cultural, que poderão se beneficiar da compreensão dos processos específicos envolvidos no restauro arquitetônico, com finalidade de qualificar a atuação em suas respectivas áreas.

Participantes que não tem habilitação profissional poderão ter uma imersão em diferentes processos e etapas do restauro arquitetônico, podendo identificar qual área de interesse para buscar aprofundamento e formação.

3. Preciso ter experiência prévia com restauro para participar?
Não. O curso introduz de forma ampla os processos específicos do restauro de fachadas, sendo útil tanto para quem está começando quanto para profissionais que desejam conhecer as especificidades da área. Todas as etapas são acompanhadas pelos ministrantes, com suporte constante.

4. O curso é mais teórico ou prático?
O curso foi pensado de forma a aliar teoria à prática, com atividades elaboradas à partir das experiências profissionais dos professores. Todos os encontros contam com atividades práticas, em que os alunos ensaiam a aplicação direta de conhecimentos e técnicas seja em ornatos ou em fachadas históricas reais.

5. O curso é apenas presencial?

Este curso é 100% presencial e foi elaborado especificamente para permitir com que o aluno conheça instrumentos e materiais colocando a "mão na massa". Por este motivo, esta experiência é oferecida apenas na modalidade presencial.

6. Qual é a carga horária e como são distribuídas as atividades?
O curso tem três encontros presenciais e disponibilização de bibliografia, conteúdo complementar e apostila, perfazendo 24 h/a.

7. Que tipo de técnicas vou aprender?
Você vai praticar decapagem de ornato e superfície arquitetônica, nivelamento e recomposição volumétrica, confecção de molde de ornatos, réplica de ornato e acabamentos compatíveis com bens históricos. Além disso, iremos exercitar a observação para diagnóstico e mapeamento de danos.

8. O que está incluído no valor do curso?
O valor do curso inclui todo o kit de materiais utilizados nas aulas práticas, sendo que os instrumentos ficam com o aluno, além do coffee break nos três dias.

9. Onde acontece o curso?
As aulas ocorrerão no espaço da Casa CDL, um prédio histórico integrante do Corredor Cultural de Novo Hamburgo (RS). Parte do curso ocorrerá em visitação ao Centro Histórico de Hamburgo Velho, tombado pelo IPHAN.

10. E se chover durante as atividades?
O curso conta com atividades práticas que podem ser realizadas em local fechado, sem prejuízo da carga horária e do conteúdo.

11. Haverá certificado?
Sim, você receberá um certificado de curso livre de 24 horas/aula ao final do curso, à partir da frequência em no mínimo cinco turnos.

12. Há limite de vagas?
Sim. As turmas são reduzidas para garantir qualidade e segurança nas atividades práticas. A inscrição só é confirmada após o pagamento.

13. Como faço para me inscrever?
Basta clicar no botão “Garanta sua vaga” e fazer sua inscrição na plataforma, escolhendo pela modalidade. Sua vaga é assegurada após a confirmação do pagamento.

14. Tem outra data disponível para o curso?

Não existe programação de outra edição do curso neste momento.

15. Eu moro longe (em outro estado), o que fazer? Aguardo outra edição?

Vivemos num país de dimensões continentais e sabemos das longas distâncias envolvidas. Mas, quando possível, recomendamos viajar para fazer o curso, o que possibilita somar as vivências do curso com a experiência de conhecer diferentes culturas e formas de abordagem. Nas edições anteriores, mais da metade dos participantes vieram de outros estados, o que enriqueceu muito as trocas do grupo.

16. Como chegar em Novo Hamburgo?

A cidade de Novo Hamburgo fica na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), a cerca de 40 minutos de carro do Aeroporto Internacional Salgado Filho, acessível também através da operação do trem metropolitano Trensurb.

cc.png
419912368_704243848462829_5408451362680965368_n.jpg

Sobre O Campanário - Patrimônio Cultural

Iniciado em 2020, o projeto de sensibilização e capacitação para o patrimônio cultural O Campanário já atinge mais de 20 mil seguidores e já certificou mais de 1,6 mil alunos em cursos livres.

O projeto já ofereceu imersões digitais em Paisagem Cultural, Cemitérios Patrimoniais e Técnica Enxaimel, além dos cursos digitais Inventários na Prática, Patrimônio Cultural: Novas Ideias do Campo e Restauro Arquitetônico: A Teoria na Prática. Além disso, já foram realizados cursos e palestras em diversos municípios do Brasil.

 

Completando 5 anos de atividades, O Campanário oferece também atividades de formação presencial, abordando a gestão do patrimônio cultural e as práticas de restauro arquitetônico.

 

© 2025 - O Campanário - Patrimônio Cultural

bottom of page